terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cartaz e subsídio do Dia Nacional da Juventude 2012 são divulgados

O cartaz oficial e o subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foram lançados nesta quarta-feira, dia 1º de agosto. O tema do DNJ deste ano é "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?".
O cartaz deste ano foi escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude. O subsídio para a vivência do DNJ foi elaborado por esse grupo.
Segundo um dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, a construção do subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foi feita a partir do aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”.
"Esse cartaz, feito por Francisco D'almeida, vencedor do concurso, manifestou com mais propriedade o tema e lema do DNJ porque focou os sinais da vida da juventude do Brasil", disse o padre Antônio Ainda segundo o padre, a ideia do jovem pintando os sinais de vida no Brasil manifesta o protagonismo juvenil dentro e fora da Igreja. "Parabéns ao autor que se colocou à disposição para fazer os ajustes necessários", afirmou.

O download dos materias pode ser feito através do endereço eletrônico: http://www.jovensconectados.org.br/noticias/noticiasdestaques/1802-no-ar-cartaz-e-subsidio-para-o-dnj-2012


Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/juventude/9967-cartaz-e-subsidio-do-dia-nacional-da-juventude-2012-sao-divulgados

A Igreja vai celebrar o “Ano da Fé”

A Igreja vai celebrar o “Ano da Fé” entre 11 de outubro de 2012 – 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II – e 24 de novembro de 2013, conforme anunciou o Papa em 16 de outubro de 2011, durante a Missa conclusiva do primeiro encontro internacional de novos evangelizadores. Diversas atividades marcam o calendário do Ano,entre as quais estão aquelas que o Papa vai presidir.
2012
6 de outubro - Pátio do gentios
A primeira atividade associada ao Ano da Fé será uma edição da iniciativa “Pátio dos Gentios” em Assis, Itália, com to ema “Deus, esse desconhecido”, o encontro entre crentes e não crentes antecipará a abertura oficial do Ano.
7 a 28 de outubro - Sínodo
Na sequência, haverá a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre “Nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
11 de outubro - Abertura solene
Bento XVI presidirá a solene abertura do Ano da Fé na Praça São Pedro, ao lado dos participantes do Sínodo e dos presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo.
12 de outubro - "A fé de Dante"
A igreja de Jesus, no centro de Roma, vai hospedar uma sessão cultural e artística sobre “A fé de Dante”. Será apresentado o canto XXIV do Paraíso da Divina Comédia, que descreve a profissão de fé do poeta italiano.
21 de outubro - Canonizações
Bento XVI canonizará seis mártires e testemunhas da fé: um missionário jesuíta mártir em Madagascar; um catequista leigo, martirizado nas Filipinas; um padre testemunha da fé na educação dos jovens; uma religiosa que testemunhou a fé no leprosário da ilha de Molokai; uma outra religiosa, espanhola; uma leiga indiana convertida à fé católica; e uma leiga da Baviera, testemunha do amor de Cristo no leito de sofrimento.
20 de dezembro até maio de 2013 - Exposição no Castelo de Santo Ângelo
Haverá no Castelo Santo Ângelo uma exposição sobre o Ano da Fé.
2013
25 e 26 de fevereiro - Congresso
Em Roma, um congresso internacional debaterá o tema “São Cirilo e São Metódio entre os povos eslavos”.
18 de maio - Vigília com movimentos eclesiais
A vigília de Pentecostes será presidida pelo Papa com a participação dos Movimentos eclesiais.
2 de junho- Adoração eucarística
Na Festa do Corpo de Deus, o Papa presidirá a solene adoração eucarística e em todo o mundo, nesse mesmo dia, dioceses, paróquias e outras comunidades são convidadas a promover adorações.
22 de junho - Concerto
Em 22 de junho, um grande concerto na Praça de São Pedro vai celebrar o Ano da Fé.
23 a 28 de julho - JMJ
Logo depois, a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a28 de julho, no Rio de Janeiro, prevê a participação do Papa.
29 de setembro - Jornada dos catequistas
Jornada dos Catequistas, Bento XVI recordará 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.
13 de outubro - Nossa Senhora
O Papa presidirá uma celebração em honra de Nossa Senhora, com a participação das associações marianas.
24 de novembro- Encerramento
Celebração conclusiva do Ano da Fé.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/10031-principais-atividades-do-ano-da-fe

Paróquia São João Batista Celebrará Tríduo em sua Homenagem

Maria ao lado da imagem do padroeiro
De 26 a 29 de agosto de 2012 a paróquia São João Batista celebrará o tríduo de seu martírio (morte), a programação será semelhante ao da festa do padroeiro celebrada em junho com a participação dos bairros, comunidades, pastorais, movimentos e serviços de nossa paróquia. Convidamos desde já toda a comunidade a participar dessa nova proposta de evangelização em nossa paróquia. Celebrar o martírio de João Batista é uma forma de semear na semente de cada um de nós os frutos de justiça e paz em nossa comunidade.

A PROGRAMAÇÃO DO TRÍDUO FICOU ASSIM DEFINIDA EM REUNIÃO OCORRIDA NO ULTIMO DIA 12 DE AGOSTO NO SALÃO PAROQUIAL

26/08 Noite das comunidades (Várzea da Conceição, Lagedo, Santo Antonio, Assunção, Agrovila e Vale do Machado) ECC, Pastoral do Batismo, Legião de Maria e Catequese
...

27/08 Bairros – Açude Novo, Caldeirão, Independência, Cedro I e Jardim Afonso Celso PJMP, P da Criança, Ordem Franciscana, P. Carcerária, P. Acolhimento e JUFRA

28/08 Vila Operária, Prado, Centro e Alto da Floresta RCC, P. Dízimo, Divina Misericórdia e Apostolado da Oração

29/08 São José, Cedro II, Conjunto, Divisão e Fatima Pastoral do Matrimônio, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Vocacionados e Mãe Rainha

Venha participar deste tríduo momento de reflexão e louvor ao precursor de Cristo, para que possamos conhecer frutos de paz e de justiça em nossa comunidade é preciso anunciar a Boa Nova ao exemplo do nosso padroeiro São João Batista.
Matéria: Italo Viana Silva
Secretário Paroquial