sexta-feira, 15 de julho de 2011

Romaria da Terra do Regional Nordeste 1 vai discutir “Terra, Água e Dignidade”

“No testemunho dos Mártires: Terra, Água e Dignidade”, é o que vai discutir, no próximo dia 7 de agosto, a 15ª Romaria da Terra do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará). O evento, organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional, será realizado no Parque de Exposições de Itapipoca.

A Romaria deverá reunir um público de 15 mil pessoas das nove dioceses do Ceará. Itapipoca já começou a se organizar para
o evento com os preparativos de recepção, estadia e alimentação dos romeiros. O material de estudo, livreto e cartaz para divulgação, se encontram nas mãos dos agentes de pastorais nas comunidades da diocese.

Três “Tendas” de estudo e reflexão serão desenvolvidas dentro da temática principal,  divididas de acordo com os três climas presentes no Ceará: São elas: Tenda Serra discutirá o subtema Dignidade (esta tenda abrigará as dioceses de Itapipoca, Sobral, Tianguá e Crateús); a Tenda Sertão discutirá a temática Terra (as dioceses de Iguatu e Quixadá serão as responsáveis por esta tenda) já a Tenda Litoral tem como temática a Água (responsáveis: Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte).

Mais informações: CPT Regional NE 1 – cptce@fortalnet.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / diocese de Itapipoca – comunicaço @diocesedeitapipoca.org.br
 
Fonte: http://diocesedeiguatu.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=226:romaria-da-terra-do-regional-nordeste-1-vai-discutir-terra-agua-e-dignidade&catid=34:dio&Itemid=149

SECOBB: "Internet é um novo contexto existencial", diz especialista

A conferência “Espiritualidade e elementos para uma teologia da comunicação em rede” foi um dos destaques nesta quinta-feira, 14, no Seminário de Comunicação para os bispos do Brasil (SECOBB), que termina no próximo sábado, 16, no Rio. O conferencista, padre Antônio Spadaro, editor da Revista La Civiltà Cattolica, despertou a atenção dos bispos participantes ao apresentar a internet como espaço existencial mais que meio de evangelização.
“Internet não é meio de evangelização, é um ambiente de vida”, disse padre Spadaro. “A internet é um novo contexto existencial, não um lugar específico no qual se entra em algum momento para viver on line e do qual se sai para entrar novamente na vida off line”, afirmou.
SecobbSpadaro1Para o religioso, a internet é uma revolução “com raiz no passado” por replicar “antigas formas de transmissão do saber e do viver comum”. Ele defendeu a ideia da internet como ambiente e não simplesmente instrumento de comunicação.
“Internet não é um simples instrumento de comunicação que se pode usar ou não, mas um ambiente cultural, que determina um estilo de pensar, contribuindo para definir um modo peculiar de estimular a inteligência e de estreitar as relações, e mesmo um modo de estar no mundo e de organizá-lo”, destacou.
Segundo padre Spadaro, neste sentido se pode dizer que a internet não é um “um novo meio de evangelização”, mas, antes de tudo, “um contexto no qual a fé é chamada a exprimir-se não por uma mera vontade de presença, mas por uma conaturalidade do cristianismo com a vida dos homens”.
O desafio para a Igreja, de acordo com Spadaro, não é o modo de usar bem a rede, “como se acreditava”, mas “como viver bem o tempo da rede”. “A Rede coloca desafios muito significativos para a compreensão da fé cristã. A cultura digital tem uma reivindicação a fazer ao homem mais aberto ao conhecimento e aos relacionamentos”, considerou.
Previsto para falar apenas na parte da manhã, Spadaro se encontrou novamente com os bispos à noite. A coordenação do Seminário mudou a programação para atender ao pedidos dos bispos que manifestaram o desejo de  aprofundar o tema debatido pela manhã com o editor da revista La Civiltà Cattolica.

Fonte:  http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/comunicacao-social/7085-secobb-qinternet-e-um-novo-contexto-existencialq-diz-especialista

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013

Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.


Conheça também o blog da campanha da fraternidade:


Ultimas Fotos da Festa de São João

Moradores da Cidade ainda tem o costume de fazer em frente de sua casa uma fogueira para São João

Coordenação Bairro Conjunto Habitacional

Coordenação Bairro Conjunto Habitacional

Coordenação Bairro Conjunto Habitacional

Cantor Zé Vicente antes do show do dia 24 de junho

Show com Zé Vicente