quinta-feira, 23 de junho de 2011

Noite de 22 de Junho de 2011



Pregador: Pe. Lázaro

Coordenação Bairros Açude Novo e Caldeirão

Coordenação Bairros Açude Novo e Caldeirão

Coordenação Bairros Açude Novo e Caldeirão

Noite de 21 de junho de 2011

Pastoral do Acolhimento

Coordenador da PJMP de Cedro



Pregador: Pe Queiroga

Coordenação do Bairro Divisão

Coordenação do Bairro Divisão

Fotos do dia 20 de Junho de 2011

ECC com fotos dos padres que por aqui passaram

Pregador: Pe Yukio

Coordenação Bairro Independência

Coordenação Bairro Independência

Coordenação Bairro Independência

Coordenação Bairro Independência

Novena em 19 de Junho

Homenageados da Noite: Profissionais da Educação e Estudantes


Pregador: Pe. Walter junto do padre José Batista

Coordenação do Bairro Centro

domingo, 19 de junho de 2011

Noite das Comunidades em 18 de Junho de 2011

Torre da Igreja Antes da Novena a Noite
A noite de 18 de junho de 2011 ficou na memória dos que aqui estiveram presentes na noite das comunidades. Neste dia em que nossas queridas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), estiveram reunidas na sua noite, juntos com os nossos visitantes e filhos ausentes, renovamos o nosso compromisso com Deus, nos reanimando no fogo novo do Espírito de Deus.  Nossos agradecimentos a todas as comunidades que aqui estiveram reunidas, a todos os filhos ausentes e visitantes que estiveram aqui nesta noite, aos que infelizmente não compareceram deixamos nossos votos de que para o ano se Deus quiser, possam estar aqui presentes, com saúde, com muita paz, com muita harmonia na família e acima de tudo com Deus no coração. A entronização da imagem de São João ocorreu após a novena, como também a placa comemorativa dos 90 anos, ao som da Banda de Música municipal, toda a comunidade reunida no patamar da Igreja Matriz. Padre Erasmo, Monsenhor Orlando da diocese de Quixadá e D. Socorro Lima retiraram solenemente o tecido que cobria a placa do marco dos 90 anos. São João Batista rogai por nossas comunidades, por nossos filhos ausentes e todas as pessoas de bem, que visitaram nossa paróquia nessa noite.

Nossas comunidades

Nossas comunidades

Nossas comunidades

Nossas comunidades

Novena

Padroeiros das Comunidades

Padroeiros das Comunidades






Pregador: Monsenhor Orlando da Diocese de Quixadá

Imagem de São João Batista na torre da Igreja 

Coordenação dos bairros Jardim Afonso Celso e Alto da Floresta

Barraca de São João

Casa paroquial

Aldeci nosso sacristão

Alan nosso seminarista em preparação para o sacerdócio

sábado, 18 de junho de 2011

18 de junho de 2011 marco na história de nossa paróquia

Torre da Igreja Matriz
18 de junho de 2011 marco na história de nossa paróquia, neste dia pela manhã aconteceram as preparações da torre de nossa Igreja Matriz para a colocação de imagem de São João Batista.  Como marco será entronizada solenemente esta imagem de nosso padroeiro como marco pelos 90 anos de nossa paróquia. A solenidade será logo a pós a novena na Igreja Matriz na noite das nossas Comunidades Eclesiais de Base. Como povo novo vamos renovar o nosso compromisso de fiel devoto de São João, seguidor de Jesus Cristo. A exemplo de João vamos pregar a boa nova, para que no futuro tenhamos cada vez mais dias melhores para todos e todas deste município e desta terra. Deus abençoe a nossa comunidade.

Local onde será colocada a Imagem de São João Batista


Imagem de São João Batista antes de ser levada para a torre da Igreja

Seja Bem Vindo a Cedro

Bandeira do Município
Deixe seu recado no nosso mural, este blog foi criado para que você de Cedro que está em outras partes deste Brasil e também você que aqui reside, possa se comunicar, mandar a sua mensagem, deixar a sua homenagem a nosso padroeiro e a nossa cidade.

Segue logo abaixo pequenos trechos da história do municipio.

Cedro é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma latitude 06º36'24" sul e a uma longitude 39º03'44" oeste, estando a uma altitude de 250 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24.643 habitantes. Possui uma área de 678,86 km².

Etimologia
O topônimo Cedro é uma alusão a abundância da árvore existente na região no município. Sua denominação original era Fazenda Cedro, depois Cedrinho de Açucar e desde 1920, Cedro.

História

As terras da região compreendida entre as serras: da Mutuca, de Santa Maria e do Boqueirão; e entre os rios Jaguaribe e Salgado, eram habitados por diversas etnias, entre elas os índios Icó, Icozinho e Quixelô,
A expansão da pecuária no século XVII e a mineração no século XVIII, surgem fazendas de gado, uma das maiores foi a Fazenda do Cedro. Com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité na direção da cidade do Crato no século XX, o percuso desta veio a cortar as terras da citada fazenda e com a construção de duas estações de trem(Várzea, Malhada Grande e Cedro)e desta forma surgiu o povoado que mais tarde tranformou-se na cidade do Cedro. Com o algodão plantado nos campos do município e com a sua vultosa produção, a cidade assistiu o seu apogeu econômico na primeira metade do século XX.

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Cedro.

Subdivisão

O município é dividido em sete distritos: Cedro(sede), Assunção, Candeias, Lagedo, Santo Antônio,Vale do Machado e Várzea da Conceição.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 939 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte das bacias do Alto Jaguaribe e do Salgado, sendo elas os riachos: São Miguel, Jacu e do Machado e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles.

Relevo e solos

As terras de Credo fazem parte da Depressão Sertaneja, possuindo um relevo com formas suaves e pouco dissecadas, resultando uma superfície de aplainamento em atuação no Cenozóico. As principais elevações possuem altitudes entre 200 e 500 m acima do nível do mar. Os solos da região são podzólicos e litólicos. O quadro geológico das terras de Cedro apresenta a predominancia de rochas do embasamento cristalino pré-cambriano(gnaisses e migmatitos diversos, xistos, filitos e metacalcários). As coberturas aluvionares, com idade quaternária, formadas por areias, siltes, argilas e cascalhos, ao longo da maioria dos cursos d’água que cruzam a região.

Vegetação

A vegetação típica do município é a caatinga arbustiva densa, com uma pequena área coberta com mata ciliar (floresta mista dicótilo-palmácea).
Economia

A economia local está baseada na agricultura: banana, arroz, milho, algodão arbóreo e herbáceo e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola. Ainda existem nove indústrias: duas de produtos alimentares, uma têxtil, uma do mobiliário, uma química, três de madeira, e uma de produtos minerais não metálicos.

Cultura

Os principais eventos culturais são:
Festa de São João Batista (24 de junho),
Dia do Município (21 de outubro),
 FESART (12 a 19 de dezembro),
Vaquejadas(agosto).


Pesquisa: Italo Viana Silva

Procissão de Entrada em 17 de Junho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fotos da noite de 17 de junho de 2011

Povo de Cedro aguardando a chegada da cavalgada

Chegada da Cavalgada vinda do Distrito de Candeias

Pregador Pe. Ernandi

Representação das 4 capelas mais antigas da paróquia

Barraca de São João Batista

Coordenações dos bairros de Fátima e Vila Operária

Sr. Jairo Diniz e Família

Sr. Luiz de Moura e Família